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Follow-up: como pode ser uma grande estratégia para corretores de imóveis?
Publicado em 03/Jun/2019
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IMÓVEIS

Follow-up: como pode ser uma grande estratégia para corretores de imóveis?

Gerenciamento de dados e de satisfação do cliente podem favorecer boas negociações

 

Em todo mundo, o setor de serviços está passando por um período de mudanças. Por um lado, o consumidor está mais exigente e, quando satisfeito (ou não), divulga sua experiência de consumo às suas redes de relacionamento. De outro lado, novidades e inovações tecnológicas fazem com que ele aceite experimentar o que a concorrência oferece. Melhores preços, mais qualidade, facilidade na colocação do pedido e da entrega dos produtos são alguns critérios que cada vez mais influenciam uma tomada de decisão.

 

Assim, o profissional interessado em inserir o follow-up na cultura e na estratégia organizacionais, depositando maior atenção às ferramentas operacionais de atendimento no mercado de imóveis para comprar, vender ou alugar, é possível obter grandes vantagens competitivas.

 

 

O que é follow-up, afinal?

 

Dentro desse contexto, saber boas estratégias de marketing para usar modelos de atendimento follow-up (que seria um modo de acompanhamento do cliente, em uma tradução mais informal) pode ajudar corretores interessados em melhorar seus números, rendimento de mercado e a bater metas, a superar os obstáculos impostos pela concorrência e, principalmente, a potencializar o oferecimento de seus produtos e serviços de maneira a corresponder às expectativas de seu público-alvo.

 

O marketing de relacionamento é uma filosofia empresarial que prevê a construção e a manutenção de relacionamentos individuais com os clientes, vislumbrando um horizonte de longo prazo, como por exemplo o atendimento de quem deseja alugar um imóvel, mas que no futuro pode procurar pelo mesmo corretor ou imobiliária quando estiver buscando por apartamentos à venda. Seja em mercados corporativos, seja naqueles voltados ao consumidor final, sua adoção demanda o engajamento da organização em uma postura cultural, estratégica e operacional que se coadune com seus princípios. Então acompanhe algumas dicas para melhorar seu follow-up!

 

 

Dica 1 – Capriche na inovação em seu atendimento: ouça seu cliente mil vezes!

A inovação e o espírito empreendedor têm sido constante temática de preocupação e atenção nas organizações públicas e privadas que se estimulam a reinventar suas formas de trabalho e a inovar nas ações de produto, serviço, mercado e gestão. Portanto, busque sempre estar se comunicado, convide para um café, tenha um relacionamento diversificado com sua carteira de clientes em potencial. Descubra o que o fez decidir ou não por um negócio, como a busca por casas à venda ou uma kitnet. Mapeando as características do seu cliente, você poderá saber o que ele quer e o que ele realmente precisa.

 

Dica 2 – Seja um agente de agente de transformação dentro da empresa

A preocupação das organizações em constantemente buscar novos mercados, produtos, alternativas de negócios e maior eficácia em suas operações desemboca na necessidade de inovações, que por sua vez requer ambientes estimulantes à livre iniciativa e ao empreendedorismo interno. Do ponto de vista da empresa, portanto, empreendedorismo corporativo é essencial ao desenvolvimento e consolidação de sua capacidade de inovação. Portanto, buque sempre transformar sua empresa, participe de cursos, de feiras, de oportunidades de formação e reciclagem profissional, de modo a aprender novas técnicas e possibilidades de melhoria de processos contínuos de atendimento.

 

Dica 3 – Invista em aprimorar suas competências pessoais

O desenvolvimento de competências tem sido amplamente discutido no meio empresarial e acadêmico mostrando a preocupação com o entendimento do tema para um mais eficaz aproveitamento dos talentos na organização.  Procure sempre estar bem apresentável, tenha um bom asseio pessoal, busque ter uma boa linguagem ao atender o cliente, tente ao máximo demonstrar empatia com ele com suavidade e comprometimento em realmente poder solucionar sua necessidade. Além do mais, capriche no conhecimento de técnicas de vendas, tenha acesso a muitas leituras e informações do setor.

 

Dica 4 – Mais do que habilidades: tenha boas atitudes

Quem nunca se encanta com um vendedor cordial, que seja transparente e discreto? Mais do que habilidades, um bom follow-up requer atitudes. E esta forma de entrega de conceitos é um fundamento básico para o desenvolvimento de competências individuais.

Na prática, esta entrega deve se manifestar no papel profissional de cada pessoa indo ao encontro da proposta da empresa onde trabalha. Muitas vezes, ainda que a pessoa possua todo o conhecimento necessário para sua colocação no mercado, falta realizar uma união mais evidente deste conhecimento com atitudes que estejam interligadas as suas habilidades; para então poder se entregar à organização por meio de ações que demonstrem sua competência. A noção de competência está associada a expressões do tipo: saber agir, mobilizar recursos, integrar saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber se engajar, assumir responsabilidades e ter visão estratégica, porém gerando resultados e ações realizadas (entrega). Portanto, do ponto de vista da empresa, o desenvolvimento dessas competências devem agregar valor econômico, e do ponto de vista individual, elas devem acrescentar valor social às pessoas.

 

Dica 5 – É necessário resiliência e paciência!

Não fechou um negócio? Não deu certo o momento final da assinatura de um contrato? Não desanime! Cultive bem o terreno e, certamente, numa próxima ocasião isto será possível! Na prática das ações de relacionamento com o cliente é necessário que tenhamos alguns fatores condicionantes que possibilitem o desenvolvimento de resultados efetivos. O quanto mais você for capaz de criar resistência às variações das pressões competitivas do mercado (resiliência organizacional) e tiver capacidade de gerar e implementar inovações você levará sua carreira a um estágio de desenvolvimento de ações que a levem a novos negócios, à renovação estratégica, à inovação me seu modelo de negócio e à diferenciação em suas formas de transação com mercado. Certamente, tendo resiliência e paciência para desenvolver ações de inovação, renovação estratégica e criação e geração de novos produtos e negócios, você será um corretor de imóveis com grande potencial.

 

Agora que você conheceu algumas estratégias mercadológicas para fazer a sua manutenção e acompanhamento da carteira de clientes, aproveite esta oportunidade de conhecimento e compartilhe as informações aqui aprendidas em suas redes sociais. Provavelmente outros colegas e profissionais de diversos setores poderão se interessar por este conteúdo e trabalhar práticas inovadoras para follow-up!

Fonte: www.chavesnamao.com.br

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Dez Jacú Pêssego | Cury Jacú Pêssego | Lançamento na Av São Miguel, 8182 - Vila Jacuí | Minha Casa Minha Vida Dez Jacú Pêssego - Grande lançamento do novo Programa Casa Verde e Amarela. Cury Jacú Pêssego apartamento na Planta    com Entrada a partir de R$ 500 o Cury Dez Jacú Pêssego é o mais novo lançamento na Região, com Escritura Grátis, Benefícios do Minha Casa Minha Vida, juros baixos e financiamento pela Caixa Econômica Federal. Portanto, você vai comprar o seu...
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Residencial FaceWay - Breve Lançamento
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Coloque um ponto final na era do aluguel. Realize o sonho do imóvel próprio com o CasaViva Morumbi. Preço e disponibilidade do imóvel sujeitos a alteração sem aviso prévio.
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Com ambiente agradável e familiar, a Penha é procurada por quem deseja tranquilidade e sossego, mas não abre mão das comodidades diárias. Excelente opção para quem deseja rapidez em suas locomoções: diversas linhas de ônibus e estações do metrô próximas, além de fácil acesso através de importantes avenidas que conectam o bairro aos principais pontos da cidade. Mobilidade garantida para o seu dia a dia. O comércio e os serviços são repletos de opções: mercados, padarias,...
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Linea Vila Sônia
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R$ 198.000 Vendas a partir de CEP: 05520-100, Avenida Professor Francisco Morato, N°: 4228, Vila Sônia, São Paulo, São Paulo, Brasil 1 Dormitório(s) , 1 Banheiro(s) , Privativo: 30,94m² , Total: 5.250,00m² , Útil: 30,94m²
Linea Vila Sônia, é um empreendimento residencial com duas torres. Sendo o principal acesso pela Avenida Professor Francisco Morato e o outro pela Rua Dr. Adolfo Melo Júnior. Com uma área de lazer que proporcionará os melhores momentos para você curtir com sua família e amigos. E ainda o privilégio de morar ao lado do metrô da estação Vila Sônia. Preço e disponibilidade do imóvel sujeitos a alteração sem aviso prévio.
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R$ 215.000 Vendas a partir de CEP: 03361-010, Avenida Cipriano Rodrigues, N°: 240, Vila Formosa, São Paulo, São Paulo, Brasil 2 Dormitório(s) , 1 Banheiro(s) , Privativo: 38,68m² , Total: 5.268,91m² , Útil: 38,68m²
O empreendimento dispõe de 430 apartamentos no total, com metragens de 38,25 a 45,93 m² de área privativa, todos com 2 dormitórios. 0 a 1 vaga de garagem. Áreas comuns: salão para festas, terraço mundi, piscina adulto, piscina infantil, fitness, brinquedoteca, churrasqueiras, playground, praça, bosque privativo, reserva lounge. Preço e disponibilidade do imóvel sujeitos a alteração sem aviso prévio.
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DNA Vila Mariana by You - Residencial - Breve Lançamento
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Um empreendimento para se destacar, neste bairro e muito bem localizado este será o lugar para você chamar de lar. Preço e disponibilidade do imóvel sujeitos a alteração sem aviso prévio.
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R$ 179.900 Vendas a partir de CEP: 08260-140, Rua Tomoichi Shimizu, N°: 183, Itaquera, São Paulo, São Paulo, Brasil 1 Dormitório(s) , 1 Banheiro(s) , 1 Vaga(s) , Privativo: 36,72 ~ 43,13m² , Total: 12.934,64m² , Útil: 36,72 ~ 43,13m²
A localização ideal para sua família, perto de tudo está aqui na Região de Itaquera em São Paulo, que oferece completa infraestrutura comercial, além de contar com uma área verde preservada. Condomínio fechado com apartamentos de 2 dormitórios, com área de lazer, conforto, tranquilidade e segurança para a sua família. Preço e disponibilidade do imóvel sujeitos a alteração sem aviso prévio.
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